segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lojas e Mercados

De repente eu estou até meio chato com isso, mas minha tolerância com estabelecimentos comerciais é quase zero. Veja bem, eu estou indo lá para consumir o produto. O mínimo que espero é que eu possa circular pelo ambiente e fazer minhas escolhas. Simples assim. Por esse ângulo, então, todo lugar deveria ser Cinco Estrelas, certo? Não fariam mais que sua obrigação. Aqui no blog a ideia é dar destaque para quem trabalha direito. Hoje, porém, faremos diferente ressaltando pontos que podem melhorar nos lugares que visitamos. Juba Luca é uma pequena papelaria em que tive que entrar outro dia. Seu pecado: degrau na entrada. Pecado, aliás, super comum por aí. Por que não se faz entrada sem degrau? Não sei. A Liga Retrô, como a maioria das lojas de shopping, não tem muito espaço, nem provador em tamanho adequado para uma cadeira de rodas ou andador, por exemplo. Pouco espaço destinado a lojas em shoppings não é o problema da Rupee Rupee. O que acontece por lá é que, talvez para dar um ar de modernidade, de loja descolada, além de um monte de almofada espalhada pelo chão, têm níveis diferentes de piso dentro da própria loja. Deve ser caro a beça fazer isso, mas não é muito funcional não. Acho todo Zona Sul que tem por aí meio estreito, não é não? A sensação que tenho é como se estivesse em um corredor, sei lá. Eu não sei como eles conseguem organizar as coisas com aquela disposição, só sei que é incompatível com um cadeirante. Está aí boa desculpa para não ir a mercado nunca mais...

5 comentários:

  1. Prezado Carlos Eduardo, com relação ao degrau na entrada da Juba Luca, o que há na verdade é uma elevação de 4cm, da calçada para a soleira, para que a água da chuva não invada a loja. Quanto ao interior da loja, o espaço foi pensado e organizado para que cadeirantes e mães com carrinhos de bebê pudessem circular livremente. Uma rampa estava em nossos planos, mas a loja fechará em abril. Obrigado pela visita e pela crítica (é sempre válido). ATT, Juba Luca.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Juba Luca, obrigado pelo comentário esclarecedor. Realmente o ressalto da entrada é pequeno, fácil até de transpor. O objetivo do post é contribuir para uma acessibilidade ideal. Uma rampa resolve plenamente o problema. Mas por que a loja está fechando em abril? Apareça sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos Eduardo, no mundo torto em que vivemos, é desanimador vem o descaso em quase todos os setores a nossa volta. Tenho um parente que necessita de escola especial (mas há má vontade das escolas em recebe-lo, e também desqualificação dos professores). Sou solidário com a inclusão geral. Bom, a loja fechará por causa da clientela, saudosa da loja de 1,99 que parece ter existido neste endereço. Estou neste ramo desde 2007 e vou te dizer uma coisa, o ser humano precisa descer do pedestal, ser mais humilde, educado e valorizar o trabalho alheio. Infelizmente a parte boa, que deixará saudade, não chega nem a 40% da estrada percorrida. Abs, Juba Luca -Alexandre-

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, falta civilidade e educação, todo mundo só quer saber de si. Eu, como professor também, posso confirmar que há, sim, má vontade e despreparo no trato do aluno com deficiência. Se a escola não está pronta, que dirá a sociedade em geral. Desejo tudo de bom a você hoje e sempre. Continue mandando notícias pragente poder, de repente, divulgar por aqui. Quem sabe? abração

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos Eduardo, já pode retirar a papelaria Juba Luca da listagem das lojas que que dificultam o acesso de cadeirantes. A Loja fechou em abril de 2011. O motivo? Basicamente a clientela. Todos queriam desconto em tuuudo. Será que também choram desconto de 30 centavos nas consultas médicas? Todo mundo sabe que o comerciante compra a um preço e revende a outro um pouco maior. No nosso caso, nada exorbitante, pelo contrário, ficávamos bem no limite do preço a que nos era oferecido. Depois de 5 anos só ouvindo grosserias e estresse alheio, precisei de um tempo para a minha sanidade mental, principalmente. É duro ser justo e tentar agradar, e só receber ingratidão e injustiça como retorno. Já que preferem pagar (3x) mais em um lugar de renome, que paguem. A mim só cabe lamentar tanta revolta alheia. Fiz minha parte, quis ajudar ao máximo, mas quebrei dentro de mim. Te peço que ajude a limpar a memória da finada loja e retire o comentário sobre o dito degrau que havia na entrada. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir